Fonte: Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (www.iti.gov.br)
A etapa de São Paulo do Certforum, ocorrida ontem (30/06), fechou a bem sucedida seqüência de eventos que ocorreram nesse primeiro semestre. ¨Com um público de mais de 300 participantes o fórum cumpriu com a missão de realizar debates, esclarecer dúvidas e divulgar boas práticas no uso da certificação digital¨ avaliou a assessora de comunicação do Instituto Nacional e Tecnologia da Informação (ITI), Denise Direito. Ao todo foram realizados 5 eventos nos últimos três meses. O primeiro ocorreu em Belo Horizonte, em 08/04, seguido do Rio de Janeiro e de Recife, no mês de maio, depois foi a vez de Brasília com o Congresso de Cidadania Digital, nos dias 09 e 10 de junho, e por último o de São Paulo.
A versão paulista do evento contou com a presença e a participação da delegação portuguesa que veio ao Brasil discutir e avançar nas negociações para a interoperabilidade e o reconhecimento mútuo das infraestruturas de chaves públicas (ICP) dos dois países. Na abertura do evento, o Secretário Adjunto da Secretária de Estado da Modernização Administrativa de Portugal, José Manuel Barbosa, fez breve apresentação sobre os usos da certificação digital e a adoção do cartão do cidadão que, à exemplo do que se está sendo planejado para o Brasil, reúne identidade civil a um certificado para reconhecimento do cidadão no meio virtual.
A mesa de debates coordenada pela jornalista e Diretora de Conteúdo da IDG!Now, Cristina de Luca, atendeu à expectativa do público ao ser palco de intensas trocas de informação e ao esclarecer os caminhos críticos para a prestação de contas com o fisco pelo meio virtual. A interação entre o contador, Nivaldo Cleto, o auditor fiscal e Supervisor do Projeto SPED da Receita Federal, Eduardo Bruno Machado, e do representante da empresas Luiz Bortolin, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), demonstrou que é mais barato e simples essa forma de tramitação de informações entre a Receita e o mundo empresarial. No entanto, essa mudança cultural ainda gera dúvidas e dificuldades, que iniciativas, como o Certfórum, ajudam a sanar.
Ao longo do dia foram apresentados outros usos dos certificados digitais. O gerente de desenvolvimento de negócios da Cisco System, Ghassan Dreibi Junior, apresentou como a empresa estabeleceu o conceito de escritórios virtuais, permitindo que seus funcionários acessem conteúdos corporativos de qualquer lugar. Para garantir a segurança dessas informações, o autenticação é feita utilizando-se certificados digitais em uma operação que permite dar acesso diferenciado conforme o perfil e o nível de responsabilidade do funcionário.
A Junta Comercial de São Paulo, representada pela secretária-geral, Katia Regina Godoy, também apresentou como a adoção de Jucesp Online tem facilitado a vida de mais de 5 milhões de empresas cadastradas na Junta, ao permitir que a cadastramento e a emissão de várias certidões sejam feitas pela Internet com o uso de certificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário