Fonte: Diário do Pará
A partir de hoje, quinta-feira (12), cerca de mil presos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPPI), na Vila de Americano, município de Santa Isabel, terão acesso a atendimento com seus advogados via videoconferência. O projeto é uma parceria entre a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
De acordo com a Susipe, o objetivo é agilizar o atendimento e os processos pendentes do detento, sem precisar de deslocamento. Uma sala da OAB que fica no presídio fará a conexão do interno com o advogado, que estará no prédio da entidade para realizar o atendimento.
A previsão é que ocorram diariamente oito videoconferências, sendo quatro na parte da manhã e quatro na parte da tarde. Cada videoconferência durará, em média, uma hora. Os horários e dias ainda serão definidos.
As visitas virtuais entre internos e advogados poderão ser gravadas. A Susipe pretende estender esse serviço para os familiares dos detentos, mas essas visitas vão poderão ser gravadas.
A escolha dos presos beneficiados será feita por meio de uma triagem, em que serão analisados o comportamento e o tempo de reclusão do interno.
Ainda segundo a Susipe, o sistema será posteriormente implantado no Centro de Reeducação Feminina (CRF), em Ananindeua; e, em seguida, na Penitenciária Estadual Metropolitana I (PEM I), em Marituba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário