segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Três mil advogados e estagiários já não precisam ir sempre a foros e tribunais


A Judice Online, empresa gaúcha que vem ganhando destaque no mercado da Advocacia, atuando já em cinco Estados do Brasil, revela aos leitores do Espaço Vital como oferece soluções para facilitar a vida de advogados e estagiários que precisam se deslocar aos órgãos do Judiciário para ter vista e fazer cópias de processos.

Rodrigo Wichman - diretor executivo da Judice e profisisonal com largo conhecimento sobre o funcionamento da estrutura do Judiciário -, concedeu entrevista exclusiva ao Espaço Vital, explicando como funcionam os serviços que já permitem que pelo menos três mil usuários não precisem mais sair do escritório para ir a cartórios forenses e secretarias de tribunais.

Espaço Vital: O que é a Judice Online?

Rodrigo Wichman: A Judice OnLine é uma empresa que presta serviço de apoio aos advogados, escritórios e departamentos jurídicos de empresas, fornecendo cópias digitalizadas dos processos pela Internet, retirando documentos, entregando petições, entre outras atividades.

EV: Como surgiu a ideia da empresa?

RW: Trabalhávamos no Foro Central de Porto Alegre e percebemos a verdadeira maratona imposta aos operadores do Direito pelo aumento do número de demandas judiciais dos últimos 20 anos. Lembro-me, saudoso, que quando comecei no Judiciário, em 1991, o serviço forense parecia apenas um passeio para o advogado, uma maneira de sair da rotina de estudos e reflexões do escritório, pois enquanto analisava o andamento de suas demandas no foro, revia os colegas e conversava com os cartorários. Naquela época éramos três funcionários no cartório e tínhamos o canto do chimarrão, onde nos reuníamos antes do horário de expediente. Hoje sabemos que a realidade é bem diferente. Cartórios abarrotados de processos, dezenas de cartorários estressados pelo acúmulo invencível de serviço e balcões lotados de estagiários. Foi neste cenário que surgiu a idéia. Pensamos em desenvolver um serviço que fosse capaz de auxiliar todos os ramos do Judiciário. Hoje o advogado pode se voltar totalmente ao cliente, aos estudos e ao cumprimento de seus prazos sem sair do seu escritório, pois com alguns cliques consegue ter acesso aos seus processos em diversas localidades do Brasil. Seus estagiários podem permanecer no escritório, auxiliando na pesquisa de teses e jurisprudências. Já os cartórios conseguem atender um número reduzido de pessoas nos balcões, pois além de substituirmos com um único funcionário vários advogados e estagiários, mantemos em nosso banco de dados vários processos já digitalizados.

EV: Qual a experiência forense prévia dos fundadores da empresa?

RW: Dos quatro sócios da empresa, três trabalhavam há mais de uma década com o Sr. Amélio Antonio Todero, escrivão reconhecido no mundo jurídico por sua competência e carisma. Comecei na 11ª Vara Cível de Porto Alegre em 1991 e só saí do Judiciário no final de 2004, para me dedicar à Judice Online.

EV: Segundo dados da empresa, quantos profissionais da Advocacia têm deixado de precisar ir a foros e tribunais apenas para tirar cópias de autos processuais ou ter vista de despachos, decisões e documentos?

RW: Não temos um número certo de quantas pessoas deixam de se dirigirem aos foros todos os dias pelo uso do nosso serviço, mas temos aproximadamente três mil usuários ativos no sistema, sendo quase dois mil somente no Rio Grande do Sul. Alguns grandes escritórios, no entanto, solicitam que somente um estagiário faça os pedidos no nosso sistema, criando somente um usuário.

EV: Como funciona o serviço da Judice Online, desde o requerimento pelo cliente até a disponibilização das imagens a ele?

RW: São disponibilizados a cada cliente um nome de acesso e uma senha. Ao acessar o sistema de pedidos, o cliente preenche uma tela com o número do processo, a peça ou a folha e a comarca onde tramita o feito. Ao confirmar a solicitação o cliente recebe um número seqüencial e a Judice recebe o pedido na tela do seu departamento operacional, o qual o encaminha para cumprimento. Quando as cópias retornam, o operacional revisa, atribui as cópias ao pedido e o libera. Neste momento o cliente recebe uma comunicação, via e-mail, informando que suas cópias já estão disponíveis no saite, bastando acessá-lo para visualizar, salvar ou até imprimir.

EV: As imagens fornecidas são de boa qualidade?

RW: Fazemos cerca de trinta mil fotos digitais por dia. Todas as cópias digitalizadas recebem um tratamento no próprio sistema para melhorar a nitidez. Temos algumas dificuldades, como alguns cartórios que não permitem a abertura do processo ou têm uma iluminação precária, alguns cálculos feitos com fonte muito pequena e algumas peças impressas com impressoras matriciais. Fora estes pequenos problemas, nossas cópias são de boa qualidade, mas buscamos constantemente o uso da tecnologia para aperfeiçoá-las, pois nosso objetivo é deixá-las de ótima qualidade.

EV: Quanto tempo a partir do pedido a Judice leva para cumprir o serviço?

RW: Nossos prazos são em média de 2 dias úteis, mas em várias localidades temos diligências diárias o que reduz bastante o tempo de cumprimento do pedido, o qual pode ser feito até no mesmo dia. Temos em algumas localidades o serviço de cópia urgente, o qual pode reduzir o prazo de atendimento para até uma hora.

EV: Onde a Judice presta serviços?

RW: Prestamos o serviço em 156 cidades distribuídas entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo atendemos a 393 órgãos das Justiça.

EV: Como a Judice cobra pelos serviços?

RW: Trabalhamos com planos de pagamento. Todos os planos dão direito a uma quantidade de cópias para serem utilizadas no decorrer do mês. Dispomos, também, de um serviço eventual para não clientes, no qual cobramos a cada pedido.


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